A Linguagem E Suas Diferentes Vis Es
1 de 5
http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publicacoes/textos/l00002.htm
A LINGUAGEM E SUAS DIFERENTES VISÕES
Fabrício Torres de Souza
O objetivo de nossa análise é, a partir de três textos selecionados, determinar e constatar a visão de linguagem apresentada. Os três textos são:
Linguists and Language: some basic principles (autor não disponível)
What is Language? (autor não disponível)
O conflito de vozes na sala de aula, de Lynn Mario T. Menezes de Souza
Linguists and Language, some basic principles
O autor discute o desenvolvimento inicial da ciência que procura entender os fenômenos da linguagem: a
Lingüística. Ele ressalta que apesar de existir um interesse antigo, mais de 2 mil anos, pela estrutura e o uso da língua, só recentemente surgiram tentativas de se entender cientificamente o fenômeno da linguagem. O texto procura expor as razões para este atraso:
Parece que precisamos antes examinar cientificamente todas as outras coisas, isto é, desenvolver a ciência em outras áreas, antes de tentar um estudo razoavelmente objetivo de como nos comunicamos e pensamos.
A linguagem é uma ferramenta social e as pessoas que usam ferramentas geralmente não perdem tempo estudando as mesmas. Em vez disso usam as ferramentas para criar outras coisas. Tendemos a usar a nossa habilidade lingüística sem tentar analisá-la objetivamente. No fundo, a consideramos um pressuposto.
O estudo está sendo feito por poucos especialistas.
A linguagem humana se mostrou extremamente complexa, muito mais do que a maioria das pessoas acredita.
A lingüística tem que usar a língua para descrever a si mesma, o que é extremamente difícil. As outras ciências utilizam a língua para lidar com outros fenômenos.
A língua por sua própria natureza envolve muito mais do que é possível a um homem ou a um pequeno grupo de homens compreender completamente: ela vem do passado até o presente e continua até o futuro, e engloba milhões de pessoas que nunca falarão