diferentes tipos de linguagem - informatica
São linguagens totalmente dependentes da máquina, ou seja, que o programa que se realiza com este tipo de linguagem não pode ser migrado ou utilizado em outras máquinas. Ao estar praticamente desenhado a medida do hardware, aproveitam ao máximo as características do mesmo. Linguagens de alto nível São aquelas que se encontram mais próximas à linguagem natural que à linguagem máquina. Trata-se de linguagens independentes da arquitetura do computador. Sendo assim, à princípio, um programa escrito em uma linguagem de alto nível, pode ser migrado de uma máquina a outra sem nenhum tipo de problema. Estas linguagens permitem ao programador se esquecer completamente do funcionamento interno da máquina/s para a que está desenhando o programa. Somente necessita de um tradutor que entenda o código fonte como as características da máquina.
Linguagens compiladas
Na computação, a compilação é o processo que reúne o código fonte e o transforma em algo que faça mais sentido para o computador. Do ponto de vista do código fonte, toda linguagem de programação é compilada. O texto (ou código-fonte) do programa é lido por um programa chamado compilador, que cria um arquivo binário, executável diretamente pelo hardware da plataforma-alvo. Exemplos deste tipo de linguagem são C ou Fortran. O produto final do processo de compilação de uma linguagem diz muito sobre seu design. Linguagens como C e C são compiladas estaticamente, e seus códigos fontes são transformados diretamente em linguagem de máquina.
Linguagem interpretada
São linguagens onde o código fonte da mesma não é convertido em um arquivo executável, é executado por um outro programa de computador chamado interpretador, que em seguida é executado pelo sistema operacional ou processador durante a sua execução. Mesmo que um código em uma linguagem passe pelo processo de compilação, a linguagem pode ser considerada interpretada, se o programa resultante não for executado diretamente pelo