PROGRAMA O COMERCIAL
Programação Comercial
PROGRAMAÇÃO
COMERCIAL
Técnico em Informática
Programação Comercial
1.1 Conceito de linguagem de programação
Para Mitchell (2003), as linguagens de programação são o meio de expressão na arte de programar computadores. Os programas de computador, também denominados sistemas ou software, fazem com que a máquina denominada computador tenha alguma utilidade. São exemplos de computador: servidor de rede (para gerenciar redes de computadores), desktop (computador de mesa), notebook (computador portátil), e telefone celular que permite jogar e executar aplicativos como agenda ou despertador.
Considerando a diversidade de tipos de computadores e sistemas (sejam operacionais ou aplicativos), é natural que existam muitos tipos de linguagens para programá-los. Há linguagens mais específicas, como as utilizadas para desenvolver sistemas para para ambiente desktop, web ou para dispositivos portáteis como celulares. Existem também linguagens dependentes de sistema operacional ou plataforma. E ainda existem linguagens, como Java, que é independente de plataforma (pode-se utilizá-la para desenvolver programas em várias plataformas).
Como existem várias linguagens de programação, podendo estas ser bastante diferentes e com finalidades distintas, todas compartilham o objetivo básico de permitir que um computador realize ações definidas por um ser humano.
Porém, realizar ou executar essas ações depende: do problema (o objetivo que o programa visa alcançar) ter uma solução definida, ou seja, conhecida e que seja possível implementar essa solução com os recursos computacionais (incluindo linguagem de programação) existentes.
Atenção: Não é possível fazer um sistema computacional único para resolver qualquer problema existente. E em outras vezes os programas podem não ser tão eficientes como se esperaria, como exemplo cita-se sistemas para diagnóstico de doenças e previsão de tempo. Esses sistemas podem não ser tão eficientes como se