As diferentes gerações de computador
A quarta geração de 1970 ou 1971 até hoje – considerando a importância de uma maior escala de integração alcançada pelos Cis de LSI. Finalmente, a outra corrente usa o mesmo argumento da anterior, mas considerando que a miniaturização de fato ocorreu com os VLSIs, definindo a quarta geração a partir de 1975, com o advento de microprocessadores e dos microcomputadores.
A 4ª Geração apareceu com o desenvolvimento e utilização da Tecnologia Bipolar MOS-LSI (Large Scale Integrated) - CHIPS. A quarta geração foi marcada pela utilização do VLSI e o surgimento dos microcomputadores de baixo custo, que tomaram conta do mercado, atingindo empresas, escritórios e lares. Alguns autores não consideram a existência da quarta geração, por não ter havido mudança de componente, mas apenas a melhoria das técnicas de integração.
Isso fez com que os computadores fossem reduzidos em suas dimensões mais ainda, e sua eficiência aumentada tornando-os mais velozes e mais econômicos.
A programação foi melhorada ainda mais tornando-se interpretada, e voltadas para o usuário final. Realizando 15.000.000 adições/segundos. Microcomputadores e a Exploração do Mercado
O ano de 1977 é um marco importante na história da Informática. Foi quando surgiram os microcomputadores fabricados em escala comercial, cujo microprocessador custava, na época, um milésimo do preço de uma UCP em 1960. De tamanho e de preço muito reduzidos, tinha uma capacidade semelhante às UCPs de poucos anos atrás.
Com essa tecnologia, que permitiu reunir num único chip todos os elementos que compunham as UCPs, foi iniciada a fabricação dos primeiros minicomputadores – fim da década de 60 -, bem mais baratos que os computadores da época e com capacidade suficiente para uma extensa gama de aplicações. Nos anos seguintes, a capacidade continuou a crescer e o tamanho e os custos continuam caindo. E essa ainda é a tendência atual. Logo após o aparecimento do microprocessador surgiram os