AS DICOTOMIAS LINGU STICA
Nesta unidade daremos continuidade a nossos estudos Linguísticos, apresentando as quatro dicotomias descritas por Saussure: sincronia versus diacronia, língua versus fala, significante versus significado e paradigma versus sintagma.
Uma dicotomia em Saussure diz respeito a um par de conceitos que devem ser definidos um em relação ao outro, de modo que um só faz sentido em relação ao outro
I) Sincronia versus Diacronia
Perspectiva Diacrônica.
Quando consideramos a língua em suas mudanças históricas, isto é, nas transformações que sofre ao longo do tempo.
Exe. legere > ler > ler, Lingüística > Linguística
Perspectiva Sincrônica
Mas podemos também estudar a língua em outra perspectiva, na qual as mudanças sofridas no tempo não são relevantes: interessa a língua em dado momento, tal como se apresenta em seu estado atual.
Quando consideramos a língua em um dado momento,
Em Síntese a diacronia é o estudo do movimento histórico de um dado objeto, no nosso caso a língua, e a sincronia o estudo desse objeto no momento histórico.
II) Língua versus Fala
A língua é definida como um sistema de signos, ou seja, um conjunto de unidades organizadas que formam um todo, sendo, dessa forma definida, para Saussure, como um sistema abstrato, social, geral, coletivo.
Enquanto que a fala é a realização concreta da língua pelo sujeito, sendo variável, circunstancial, individual.
III) Significante versus Significado
Saussure, define o signo como a relação de uma imagem acústica, também chamada de significante, com um conceito, denominado significado.
1. Não é necessário haver uma relação de semelhança entre significante e significado, pois ambos são definidos por uma convenção social. Assim, o significado (conceito) cachorro que é atribuído em português ao significante (imagem acústica) /ka’SoRo/ não precisa possuir com este uma relação particular.
2. O significante (imagem acústica) não deve