As Determina Es Do Comportamento Humano
incorpora em seu livro as ideias desenvolvidas por
Marx e Engels, de modo a justificar a determinação do meio social sobre o processo de desenvolvimento humano. Ele, citando
Engels e Marx, afirma que, do ponto de vista do materialismo histórico: [...] as causas finais de todas as mudanças sociais, e transformações políticas não devem ser procuradas nas cabeças das pessoas
[...] nem na crescente compreensão que elas têm da verdade eterna e da justiça, mas nas mudanças no modo de produção e de troca (...)
A sociedade molda o indivíduo
Vigotski reconhece a determinação do meio social sobre o caráter da educação do homem, ou seja, este é totalmente determinado pelo meio social em que cresce e se desenvolve. Mas para ele o meio nem sempre influencia o homem de uma maneira direta e imediatamente, mas de forma indireta, através da sua ideologia.
Interação parte da construção do sujeito
Tal perspectiva fica explicita uma vez que Vigotski afirma que todos os reflexos condicionados do homem são determinados por aquelas interferências do meio que a ele são enviadas de fora. Uma vez que o meio social é marcado por uma estrutura de classe, naturalmente, todos os nossos vínculos sociais trazem a marca desse colorido de classe. A compreensão da personalidade na visão vygotskiriana ocorre no âmbito:
[...] da própria vida e de uma forma global, determina a apreensão de seu desenvolvimento em circunstâncias objetivas, isto é, como resultado da atividade subjetiva condicionada por condições objetivas [...] a personalidade de cada indivíduo, não é produzida por ele isoladamente, mas, sim, resultado da atividade social. (MARTINS, 2004a, p. 85)