As cruzadas
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta as cruzadas na Idade Media, suas causas, conseqüências e influências religiosas. As oito cruzadas retratam o desejo dos cristãos pela retomada das terras consideradas Santa, que estavam em poder dos mulçumanos.
Naquela época o homem medieval vivia numa situação econômica precária, mas nunca deixara suas crenças religiosas de lado. Antes de 1300 não havia ateus. Nesta época, ele vê a vontade de Deus, o homem medieval era obcecado pelo pecado, parecia acreditar em tudo o que se afirmasse como sobrenatural. Daí o motivo que impulsionou as cruzadas.
Como as cruzadas nem sempre eram bem sucedidas, os cruzados começaram a saquear as cidades por onde passavam, com isto a preocupação religiosa foi substituída por interesses econômicos político.
As cruzadas tiveram um papel importante na história pela suas conseqüências variadas e importantes: intensificou as relações comerciais com o Oriente; enfraqueceu o feudalismo; fortaleceu poder real; desenvolveu o regime comunal; intensificou o fluxo de produtos orientais na Europa; possibilitou o aperfeiçoamento da arte náutica, ampliou o conhecimento geográfico, da matemática, da medicina, da astronomia, cultivado pelos árabes.
Como objetivo principal pretendeu-se aqui compreender a influência das Cruzadas no desenvolvimento social e cultural da época.
- Como objetivos específicos pretendeu-se:
- Identificar as causas e conseqüências das cruzadas;
- Mostrar as influências religiosas e políticas envolvidas nestas batalhas;
- Apontar os envolvidos nestas lutas;
- Verificar as mudanças ocasionadas pelas cruzadas;
- Correlacionar o passado com o presente;
Para desenvolver o trabalho "IDADE MÉDIA = IDADE DE CRISTO" As Cruzadas foi utilizado o método quanlitativo, de pesquisa e em grupo. Verificou-se várias fontes de pesquisa como: Internet, livros, artigos, entre outros. A referida pesquisa foi desenvolvida em partes distintas, distribuídas