as cruzadas
HISTÓRIA
Thalia Sartor
As Cruzadas
Morro grande
2012
INTRUDUÇÃO: Esta palavra não era conhecida no momento histórico para o qual a empregamos de fato o termo aparece em meados do século XIII quando o fenômeno histórico já perdia sua força. Os textos medievais falam geralmente em peregrinação, guerra santa, expedição da cruz, e passagem. Quando surgiu a expressão Cruzadasdo fato de seus participantes considerarem-se soldados de Cristo, marcados pelo sinal da cruz e por isso bordarem uma cruz na sua roupa.
MOTIVAÇÕES MATERIAIS: De fins do século XI a fins do XIII ouve um fluxo constante de ocidentais dirigindo-se para a periferia da Cristandade Latina de fato um conjunto de fatores material e espiritual provocou as Cruzadas que representaram uma espécie de solução para os problemas colocados pelo inicio da desestruturação feudal, a desorganização que seguira a queda do Império Romano e a insegurança provocada pelas invasões germânicas pediam uma nova estrutura. Assim organizava-se uma nova sociedade que apresentava grande distancia entre a elite clerical e guerreira e a massa camponesa.
Nesta, a condição social de cada individuo estava definida por Deus logo ao nascimento, ficando, portanto estabelecia a vitaliciedade e hereditariedade: filho de nobre é nobre, filho de camponês é camponês daí o termo sociedade de ordens.
Um dos primeiros a serem abordados é o contexto de expansão demográfica, a fraqueza populacional do Ocidente tinha começado lentamente a se modificar com o inicio do feudalismo, pois este removera os obstáculos que impediam a tendência natural que toda espécie tem a se multiplicar. Em segundo lugar o cessaram as invasões estrangeiras e as grandes batalhas tornando menos mortíferas. Em terceiro o fator determinante do surto demográfico foi a abundancia de recursos naturais, onde vários territórios ficaram abandonados recuperando assim a