Benchmarking - um processo de aprendizagem das melhores práticas
Benchmarking – um processo de aprendizagem das melhores práticas
Docente: Prof. António Abreu
Discente: Cláudia Almeida
09 de Maio de 2011
Trabalho Individual
Mestrado em Ciências Empresariais
Indíce
Introdução
Benchmarking tornou-se num processo muito adoptado, pois tem como objectivo principal o de ajudar as organizações a conquistarem a vantagem competitiva. Ao longo do tempo, este processo tem sido mudado e melhorado. Muitas empresas interessam-se pelo benchmarking devido à contínua melhoria que o mesmo oferece. A procura crescente pelo benchmarking relaciona-se com o facto do mesmoo ser responsável pela a redução dos custos na execução de operações. Este processo suporta igualmente os planos orçamentais, estratégicos e de capitais das empresas. Benchmarking é um processo que está estruturado em vários passos. Quando uma empresa o decide implementar tem de estar consciente das questões legais e éticas que vão servir de linhas orientadoras para os parceiros envolvidos.
O processo de benchmarking considera os procedimentos de identificação dos padrões de excelência de determinados produtos, serviços, processos e os procedimentos de implementação das melhorias necessárias para alcançar essas práticas, frequentemente chamadas de as melhores práticas. A justificação para o uso destes procedimentos assenta em parte na questão: Porquê re-inventar o melhor se posso aprender com alguém que já o fez realmente?
Benchmarking
O benchmarking começou em 1970 com a Xerox. Nesta data, a xerox estava a perder mercado e sofria uma grande pressão dos seus concorrentes. Numa tentativa de recuperar, decidiu comparar as suas operações com as dos seus concorrentes. Depois de encontrar padrões de qualidade possíveis de comparar, esta empresa iniciou uma das maiores tendências do mundo dos negócios de hoje.
O benchmarking tem ganho nos últimos anos bastante popularidade e é