Ferramentas EPP s
Andressa Caroline
Lazara Helena
Priscila Omura
Renan Assis
Tatiane Almeida
FERRAMENTAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – BECHMARKING E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Pindamonhangaba
2015
FACULDADE DE PINDAMONHANGABA
Andressa Caroline
Lazara Helena
Priscila Omura
Renan Assis
Tatiane Almeida
FERRAMENTAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS – BECHMARKING E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Pindamonhangaba
2015
Sumário
Aprendizagem Organizacional 2
Origem e definição 2
Tipos de aprendizagem organizacional 2
Bechmarking 2
Origem e Definição 2
Tipos e Benchmarking 2
Vantagens 2
Conclusao 2
Referencias 2
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
1. ORIGEM E DEFINIÇÃO
Aprender com o passado não faz parte somente da vida pessoal. Nos últimos 30 anos, teorias explicam que o processo se tornou essencial para formar a base de conhecimento das empresas. A partir da aprendizagem organizacional, é possível compreender que estruturas, valores e iniciativas foram necessários para chegar ao resultado e manter a sobrevivência de uma empresa na concorrência corporativa.
A aprendizagem organizacional pode se entendida como o alcance de novos, múltiplos e contínuos conhecimentos sobre as dinâmicas e demandas corporativas, seja de maneira direta ou indireta, dentro e fora da empresa.
Entretanto, embora busque uma formalização do conhecimento, 80% do que se aprende em nosso ambiente de trabalho se da de maneira informal, ou seja, através dos exemplos dos lideres, colegas, do aprendizado com os erros, e, em especial, pela troca e acumulo de experiências.
Isso porém, não significa que aquilo que aprendemos em curso e treinamentos não possa ser aplicado efetivamente em nosso trabalho na empresa. A aprendizagem organizacional é uma junção de conhecimentos formais e informais, que permite à organização criar seus próprios modelos de gestão, coerentes com as necessidades e pautados no que ela precisa para