Origem da Vida
A Origem da Vida
HIPÓTESES
N
o final do século XIX, vários cientistas tentaram explicar o aparecimento da vida na Terra, com a hipótese de que esta tivesse sido trazida do Universo sob forma de esporos resistentes, ganhando o nome de Teoria Cosmozóica. A presença de matéria orgânica em meteoritos é usada para defender a teoria, mas, atualmente, já foi comprada a existência de moléculas orgânicas no espaço, porém estas são formadas espontaneamente.
O sueco Arrhenius propôs a teoria da Panspermia. Essa é a hipótese de que os seres vivos não se originaram em nosso planeta, mas em outro ponto do universo, sendo transportados pelo espaço cósmico. É importante lembrar que seus defensores argumentam que o tempo necessário à evolução da vida seria maior que os 4,58 bilhões de anos da Terra, porém, a possibilidade de compostos orgânicos simples formados em cometas ou no espaço é aceita por muitos defensores do modelo clássico para a origem da vida. Essa ideia perdeu sua força devido à crença de que qualquer esporo resista à radiação do espaço e ao aquecimento da entrada na atmosfera.
No mesmo século, Crick e Orgel sugeriram uma teoria de Panspermia dirigida, na qual o agente inicial da vida passaria a ser colônias de microrganismos, transportados numa nave espacial, lançada por qualquer civilização avançada.
Acreditou-se, por certo tempo, que a vida poderia surgir a qualquer momento da matéria inerte. O ápice desse pensamento conhecido como ABIOGÊNESE foi quando Von Helmont
“criou” uma receita para produzir ratos.
J Needhan era um abiogênista. Este usou caldo nutritivo aquecido em uma de suas experiências, analisando e encontrando minúsculos seres vivos.
Nesse contexto, Reddi realizou uma experiência com matéria orgânica em 2 vasilhas, uma aberta e outra fechada, concluindo que a vida só se origina da vida, provando assim a teoria da BIOGÊNESE.
Lazzaro Spallanzzoni era um padre que repetiu a experiência de Needhan, porém, ao passo que este somente