As Crian As Passam Pela Escola
Nos discursos oficiais, a educação pré-escolar surge como uma alternativa que irá resolver não só o problema da evasão e da repetência na 1ª série do ensino de 1º grau, como também de muitos outros relacionados às disparidades sócio-econômicas, culturais, existentes no país [...] uma pré-escola que tenha como objetivo prevenir o fracasso escolar da criança pobre desloca injustamente para ela a responsabilidade de uma incompetência que não está nela, mas sim no sistema educacional e na desigualdade social (p.14).
A pedagogia das instituições educacionais para os pobres é uma pedagogia da submissão; uma educação assistencialista marcada pela arrogância que humilha para depois oferecer o atendimento como dádiva, como favor aos poucos selecionados para o receber. (KUHLMANN JR..,1999, p. 54)
[...] no processo histórico de constituição das instituições pré-escolares destinadas à infância pobre, o assistencialismo, ele mesmo, foi configurado como uma proposta educacional específica para esse setor social, dirigida para a submissão não