AD 1 de Psicologia
Você deverá assistir o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=J3w9TZYxC3s (o título do filme é “Vídeo para o trabalho de psicologia” e tem aproximadamente 9 minutos de duração). Após assisti-lo, discuta as diferenças entre criança e infância na sociedade atual. Você deverá analisar as questões mais significativas para as discussões contidas nas aulas (ser criança X ter infância), analisando seu conteúdo. Use as situações que foram mais marcantes para você no vídeo para exemplificar a sua discussão. Você também poderá trazer outras situações (reportagens, exemplos pessoais, etc) para exemplificar o seu trabalho.
Observação 1: Esse é um trabalho acadêmico de pesquisa e não aceitaremos informações sem a indicação da referência bibliográfica no corpo do texto. As referências completas também deverão estar indicadas no final do trabalho.
-Criança
Normalmente quando pensamos em criança nos vêm várias definições para definir ou caracterizar uma criança. Vejamos algumas definições:
Segundo o site Infopédia Dicionário da Língua Portuguesa é todo ser humano de pouca idade; pessoa muito jovem; menino ou menina; rebento; cria; pessoa que revela imaturidade; pessoa que se comporta de modo ingênuo ou infantil.
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente em seu Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescentes aquela entre doze e dezoito anos de idade.
-Infância
O sentimento moderno de infância corresponde às duas atitudes contraditórias que caracterizam o comportamento dos adultos até os dias de hoje: uma considera a criança ingênua, inocente e graciosa do ponto de vista dos adultos e outra surge simultaneamente e se contrapondo à primeira; toma a criança como um ser imperfeito e incompleto, que necessita da “moralização” e da educação do adulto. O conceito de infância é determinado historicamente pela modificação das formas de organização da sociedade.