Nossa Escolha
Um plano para solucionar a crise climática
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos a preocupação em preservar o meio ambiente está crescendo, as crises climáticas estão acontecendo de maneira cada vez mais curta e com um poder de impacto arrasador, sabemos que as crises climáticas são resposta que o planeta não suporta tanta atividade, e que seu uso desordenado e os impactos gerados pela atuação do homem são os principais agravantes.
A maioria dos especialistas em crises climáticas concorda que nós provavelmente ainda temos tempo para evitar o pior dos impactos e abrir caminho para uma longa, mas sem duvida bem-sucedida, recuperação do equilíbrio climático e integridade ecológica que são tão cruciais para a sobrevivência da nossa civilização.
Essa situação pode se solucionada, lógico que não será fácil e nem rápido, mais se não tiver alguma iniciativa e começa a mudança, essa situação será cada vez maior e destruidora. Para haver essa mudança, o único ingrediente que ainda falta determinação coletiva.
São evidentes que as escolhas de hoje reflete nas mudanças do amanhã, dessa maneira será possível encontra novas evidências de que o destino da civilização depende de medidas eficientes, conjuntas e globais para obter um planeta habitável e proporcionando uma vida digna as futuras gerações.
O segredo para o primeiro passo rumo à solução é o seguinte: nós precisamos fazer uma escolha. E quando digo “nós”, refiro-me à nossa civilização global. E é nesse ponto que está “o obstáculo”, como dizia Shakespeare – porque parece absurdo imaginar que seriamos capazes, como uma espécie, de tomar uma decisão consciente coletiva. Ainda assim, essa é a nossa tarefa.
Infelizmente essa escolha está um pouco distante da realidade, não por falta de esforço, porque existem centenas de pessoas que querem fazer a escolha certa, por um lado àquelas pessoas que vivenciaram alguma crise climática, outras que tiveram conseqüências e pessoas que pensam em suprir as suas próprias