porto itapoa
O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011. De administração privada, possui uma estrutura capaz de movimentar 500 mil TEUs por ano e, já iniciou seu projeto de expansão, que possibilitará a movimentação de 2 milhões de TEUs anualmente. Localizado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores dos mais diversos segmentos empresariais.
Além de sua localização estratégica o Terminal integra a Baia da Babitonga, com características seguras e facilitadas para a atracação dos navios. Com águas calmas e profundas a baia é ideal para receber as embarcações de grande porte, uma tendência cada vez mais adotada na navegação mundial.
Nascendo como um dos mais modernos terminais do mundo, o Porto Itapoá se insere no município de Itapoá como um projeto greenfield, situado longe do perímetro urbano da cidade, com ligação direta à BR 101. Além disso, possui uma área de 12 milhões de m², definida pelo Plano Diretor do Município para receber empreendimentos complementares
Infraestrutura
Informações técnicas
TPB (tonelagem de porte bruto) permitidas para o Terminal
Comprimento máximo: 350 metros
Largura máxima: 48 metros
TPB máximo: 150.000
Observação: Os limites acima estão compatíveis com os limites máximos atuais do canal de acesso à Baía da Babitonga e dentro dos limites do Porto Itapoá. Tais dimensões atendem hoje os maiores navios de contêineres que operam na costa brasileira. Os testes para aumento desses parâmetros são desenvolvidos regularmente para ampliar a capacidade do canal de acesso ao Terminal.
Layout e expansão
O Porto Itapoá possui dois berços de atracação num total de 630 metros de comprimento por 43 metros de largura, e uma profundidade natural no cais de 16 metros. Isto permite a atracação simultânea de dois navios de 300 metros de comprimento.
O pátio possui uma área de 156 mil m², e um armazém de mais de 1.000 m² para