As correntes do pensamento geográfico de roberto lobato corrêa
Centro Universitário de Corumbá - CEUC
Departamento de Ciências do Ambiente - DAM
Fichamento do Texto: As Correntes do Pensamento Geográfico de Roberto Lobato Corrêa, como atividade da Disciplina Teoria e Regionalização do Espaço, do 2ª ano de Geografia, ministrada pela Profª Rosimeire Apª de Almeida.
Acadêmico: João Paulo Duran
Campo Grande, MS, Setembro de 2012.
CORREA, R.L. As Correntes do Pensamento Geográfico. Um conceito Complexo. In: Região e Organização Social. São Paulo: Ática, 1.986 pg.07-21 e 23-50.
O determinismo ambiental tem como berço a Alemanha, pois necessitava formar território dentro da própria Europa, para isso RATZEL, defendeu o surgimento de uma teoria que contribuísse para ajudar a expansão. (...) “seus defensores afirmaram que as condições naturais, especialmente as climáticas, e dentro delas a variação de temperatura ao longo das estações do ano, determinam o comportamento do homem, interferindo na sua capacidade de progredir”(pg.09). Assim o autor define o determinismo ambiental (...) “na realidade, o determinismo ambiental configura uma ideologia, a das classes sociais, países ou povos vencedores, que incorporam as pretensas virtudes e efetivam as admitidas potencialidade do meio natural onde vivem. Justificam assim, o sucesso , o poder, o desenvolvimento, a expansão e o domínio. Não é de estranhar, pois, que na Grécia da Antigüidade se atribuíssem as características do clima mediterrâneo o progresso e o poderio de seu povo em face dos asiáticos que viviam em áreas caracterizadas pelas invariabilidade anuais da temperatura. Muito mais tarde, no final do século XIX, seriam outras as características climáticas consideradas como favoráveis ao crescimento intra e extraterritorial. Transforma-se assim em natural, portanto fora de controle humano, uma situação que é econômica e social,