as consequencias da escravidao no brasil
Matr:024100169563
01-Objetivo
Tem-se o intuito de determinar o comportamento estático de uma mola, para pequenas deformações. O período de oscilações massa-mola em função da massa pendurada em uma mola descrito pela lei de Hooke.
Medindo grandezas físicas diretas e, a partir de gráficos, determinando outras grandezas, analisando o comportamento estático e dinâmico de um sistema massa-mole suspenso. Verificando a relação do período de oscilação e a massa do corpo; verificando também a lei de associações de molas em série e paralelo.
02-Desenvolvimento teórico
Para um oscilador de um sistema massa-mola, o período de oscilação depende da massa do corpo suspenso, e sua relação é dada pela equação: T=2π
Onde m é a massa do corpo é K a constante elástica da mola. Vamos estudar um sistema massa-mola na posição vertical, onde realizará um movimento oscilatório. Esse movimento é dito oscilatório quando o móvel se desloca periodicamente sobre uma trajetória em torno da posição de equilíbrio. Se o móvel oscila por ação de uma força proporcional às elongações, então o movimento oscilatório é chamado de harmônico simples. Assim, quando o corpo se desloca x da posição de equilíbrio, por ação de uma força dita restauradora, que é dada pela lei de Hooke: F = - K.X onde o sinal (-) indica que o sentido da força está sempre contrária ao deslocamento.
03- Material utilizado.
Mola helicoidal
Cronômetro
Suporte com massas diferentes
Balança
Régua Milimetrada
04-Montagem
O equipamento utilizado nesse experimento é uma mola suspensa, à qual são penduradas e acrescentadas em sequência, massas de valore crescente. O aumento na quantidade de massa suspensa pela mola é acompanhado do aumento no comprimento da mola. Na segunda parte do experimento, a massa mola suspende massas de valores crescentes. Esses diferentes sistemas massa-mola são postos a oscilar com pequenas amplitudes, a fim de observar como o