RESUMO CRÍTICO DO TEXTO: FUTEBOL E POPULISMO: OS ESPORTE DAS MULTIDÕES E A POLÍTICA DAS MASSAS

578 palavras 3 páginas
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM EDIFICAÇÕES

MATHEUS SANTOS DUARTE
LUIS HENRIQUE CAVALCANTE NASCIMENTO

“RESUMO CRÍTICO DOS TEXTOS: FUTEBOL E POPULISMO: OS ESPORTE DAS MULTIDÕES E A POLÍTICA DAS MASSAS E A CONQUISA DO OESTE”

PALMEIRA DOS ÍNDIOS/AL 2014

Futebol e política: A alma do brasileiro
O Brasil é internacionalmente conhecido como o país do futebol e ao contrário do que muitos pensam isso não se deve somente ao fato deste ter vencido 5 campeonatos mundiais deste esporte, mas também por ser algo que consegue juntar as classes em uma só voz e objetivo criando uma identidade única, o que contraria o início desta pratica que em terras brasileiras teve suas primeiras décadas sendo praticado apenas pela elite. Porém devido a facilidade, a beleza e principalmente influenciado por interesses políticos o futebol logo alcançou as classes mais pobres e também influenciado pela mídia atingiu todos os lugares deste vasto país, alastrando-se como uma epidemia.
O sucesso do futebol deve-se também à euforia da criação do movimento populista, onde a grande massa populacional viu na política e no esporte um meio de representação e criação de uma identidade nacional mais justa e igualitária em contraposição ás oligarquias constituídas até então na época chamada pelos historiadores de: república velha. Havia também um grande interesse político na disseminação de tal esporte porque para um regime político que deseja apelar constantemente ás massas, um esporte que as reúna torna-as facilmente manipuláveis.
Com o populismo em alta na década de 30 devido á ascensão ao poder de Getúlio Vargas o Brasil entrava, também, em uma fase nacionalista mais acentuada que via no

Relacionados

  • Umberto Eco Apocalpticos E Integrados1
    238289 palavras | 954 páginas