as classificações climáticas do Brasil
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES – CFP
UNIDADE ACADEMICA DE CIÊNCIAS SOCIAS - UACS
CURSO: LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
DISCIPLINA: CLIMATOLOGIA
PROFESSOR: MARCELO BRANDÃO
GRUPO: JACI ARAÚJO DE SOUSA JOAB BARBOSA CABRAL KASSIA JANNY GONÇALVES ROCHA SILMARA MARIA DE LIRA
As classificações climáticas do Brasil A estatística é considerada uma das principais ferramentas da investigação, ela é essencial para classificar o clima de uma região. É através dela que sabemos das variações aleatórias dos elementos meteorológicos como, temperatura, precipitação, vento, umidade e pressão do ar de cada região. Existem várias classificações climáticas, das quais podemos destacar: a de Köppen, Arthur Strahler e a de Charles Warren Thornthwaite.
Classificação climática de Köppen A classificação climática mais usada é a de Koppen, utilizada tanto na geografia como na climatologia e ecologia, baseai-se na cobertura vegetal de cada grande região da Terra. Para a determinação dos tipos climáticos, são considerados a sazonalidade e os valores médios anuais e mensais da temperatura do ar e da precipitação. Essa classificação está dividida em cinco grandes grupos (A, B, C, D, E), e diversos tipos e subtipos, onde cada um é denotado por um código, constituído por letras maiúsculas e minúsculas. Os grupos são denominados de:
Primeira letra que será maiúscula (A, B, C, D ou E) e constituirá o indicador do grupo climático , apresentando a característica geral do clima de uma região;
Segunda letra que será minúscula, estabelecendo o tipo do clima dentro do grupo destacando a quantidade e distribuição da precipitação.
Terceira letra é minúscula referindo à temperatura média mensal do ar dos meses mais quentes.
TABELAS DE KÖPPER
Código
Tipo
Descrição
A
Clima tropical
Climas megatérmicos
Temperatura média do mês mais frio do ano > 18 °C
Estação invernosa ausente