Vegetação dos Ecossistemas
MANGUEZAIS
Área de transição entre o mar e a terra firme; vegetação formada por arbustos que apresentam raízes - escoras e raízes respiratórias ou pneumatóforos. Não há vegetação rasteira e podem ser encontradas algumas epífitas, entre elas orquídeas e bromélias. O mangue possui uma alta disponibilidade de nutrientes minerais e de matéria orgânica.
TAIGA
Constituída por floresta de pinheiros, abertos e de várias espécies de conífera. Encontra-se alces, ursos, lobos, raposas, lebres, esquilos. A fauna de invertebrados é pobre.
FLORESTA TEMPERADA OU CADUCIFORME
Típica da Europa e América do Norte; uma característica da maioria das árvores é perder as folhas no outono. Nela destaca-se os carvalhos, bétulas, faias e bordas. Existem diversas espécies de arbustos e plantas herbáceas, algumas espécie de samambaias e também liquens
FLORESTA TROPICAL
Típica de regiões de clima quente e úmido da faixa equatorial do planeta. As árvores são altas. Há variedade e abundância de plantas epífitas, também de musgos e liquens. Fauna bastante diversificada. Há vários tipos de invertebrados. No Brasil cita-se a floresta amazônica, a maior floresta tropical do mundo. Um outro tipo de floresta tropical é a mata atlântica (situada nas encostas das montanhas) que margeiam o Oceano Atlântico.
CAMPOS
Onde predomina a vegetação herbácea. Podem ser classificadas em dois tipos principais: Estepes e savanas
ESTEPES: Campos formados predominantemente por gramíneas. Localiza-se em regiões que atravessam períodos de seca no decorrer do ano.Exemplos de estepes são as pradarias norte-americanas e os pampas argentinos.
SAVANAS: São campos que além de gramíneas, possuem arbustos e árvores esparsas. São exemplos os campos africanos, asiáticos e australianos.
DESERTO
Típico de região de solo pobre em água e com baixos índices pluviométricos. A vegetação é rala e espaçada, constituída por gramíneas e eventualmente, por pequenos arbustos, nos locais onde