Memorial de climatologia
De fato, sabemos que para entendermos o processo de climatologia da terra, não podemos deixar de estudar os aspectos da biosfera, da hidrosfera e da litosfera, assim, estas são as relações de troca de matéria e energia entre o globo. A biosfera ou ecosfera, é o conjunto de todos os sistemas da terra, sendo este um sistema receptáculo do fuso de energia, o sol é a sua principal fonte de energia. A hidrosfera, que é a esfera de todas as águas do planeta, como rios, lagos, lagoas, mares e oceanos, como águas subterrâneas, sendo esta uma divisão da biosfera. A litosfera, é a camada rochosa do planeta, formada por rochas e solo, atingindo também o domínio das placas tectônicas, sendo essa também uma divisão da biosfera.
Assim, existe uma espécie de sistema em todo globo terrestre, que forma o clima, a vegetação, a fauna, o solo, sendo estes fundamentais uns para os outros, para o próprio equilíbrio. O tempo e o clima são termos relativamente diferentes, pois são dois fenômenos distintos, pois os mesmos decorrem de áreas diferentes de estudo, onde o tempo é um estado reversível da atmosfera, e o clima é um estado permanente e por tempo maior na atmosfera, desta forma, esses dois termos são frequentemente confundidos, porém não correspondem ao mesmo sistema.
A maior diferença consiste no fato do tempo ser apenas em um determinado local, sendo interferido pela temperatura, pressão, vento e umidade, e o clima está inserido em constatações, como frentes frias, tempestades e furacões.
Atmosfera terrestre
Atmosfera terrestre é uma camada de gases, sendo estas atraídas pela gravidade do corpo. Nesse contexto, existem planetas bastantes gasosos, pelo fato destes planetas consistirem de vários gases, assim a atmosfera nada mais é que a camada gasosa que envolve e acompanha a terra em todos os seus movimentos, possuindo a enorme função de equilibrar a temperatura do planeta terra, e nesses gases existentes, encontramos o oxigênio, o