AS AVALIAÇÕES, AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DO ENSINO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PEDAGOGIA- CAMPUS ARARAQUARA
“EDUCAÇÃO DIGITAL: POLÍTICA PARA COMPUTADORES INTERATIVOS E TABLETS”
ARARAQUARA –SP
Novembro/2013
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE PEDAGOGIA- CAMPUS ARARAQUARA
“... O ensino se modifica em decorrência da sua necessária ligação com o desenvolvimento da sociedade e com as condições em que ocorre o trabalho docente.”
Libâneo
ARARAQUARA –SP
Novembro/2013
1. Introdução
Considerando as recentes necessidades de utilização das ferramentas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem, do contato dos alunos com as diferentes práticas de pesquisa, do uso da metodologia científica, e da criação de uma metodologia de trabalho de caráter interdisciplinar, o Projeto Atividades Práticas Supervisionadas – Trabalho Integrado (TI), integrado ao Projeto Pedagógico do curso de Pedagogia, sugere a realização bibliográfica e visita técnica a uma unidade escolar onde ocorra o emprego de tecnologias educacionais. Assim, para analisar o emprego de tecnologias educacionais como ferramenta de ensino relatamos os dados levantados em pesquisa bibliográfica, e os resultados da visita a uma escola relatados através de diálogos realizados com a Coordenadora Pedagógica. Avaliamos o trabalho realizado pelos professores e o processo de utilização das tecnologias educacionais; observamos como os profissionais utilizam as ferramentas tecnológicas para promover a melhoria da qualidade de suas aulas.
Em uma sociedade, onde a automação, a informação e o tempo correm velozes, não é possível pensar que os sistemas convencionais de ensino possam responder à formação contínua, face às necessidades dos momentos presente e futuro (MATA, 2001, p.p 80). Assim, no contexto atual, de mudanças tecnológicas em alta velocidade, os educadores não podem ignorar a influência e a