As avaliações, as políticas educacionais e a qualidade do ensino
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP
“As avaliações, as políticas educacionais e a qualidade do ensino.”
Projeto de Atividades Práticas Supervisionadas (APS), sob a orientação da Prof.ª. Rita.
UNIVERSIDADE PAULISTA- UNIP SÃO JOSÉ DOS CAMPOS-SP JUNHO/2012
Introdução
O principal objetivo da educação é o de levar o aluno com certo nível inicial a atingir um determinado nível final. Se conseguir fazer com que o aluno passe de um nível para outro, então terá registrado um processo de aprendizagem.
Cabe aos educadores proporcionar situações de interação tais, que despertem no educando motivação para interação com o objeto do conhecimento, com seus colegas e com os próprios professores. Porque, mesmo que a aprendizagem ocorra na intimidade do sujeito, o processo de construção do conhecimento dá-se na diversidade e na qualidade das suas interações.
Por isso a ação educativa da escola deve propiciar ao aluno oportunidades para que esse seja induzido a um esforço intencional, visando resultados esperados e compreendidos.
A aprendizagem está envolvida em múltiplos fatores, que se implicam mutuamente e que embora possamos analisá-los separadamente, fazem parte de um todo que depende, quer na sua natureza, quer na sua qualidade, de uma série de condições internas e externas ao aluno.
Educar é colaborar para que professores e alunos nas escolas e organizações, transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional, permitir que o aluno encontre seus espaços pessoais, sociais e profissionais; tornando-se