As Avaliações, as Políticas Educacionais e a Qualidade de Ensino
Maria José - B2222222
Maria Cristina - B333333
Maria Clara - B444444
Maria Tereza - B555555
PROJETO ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
1º PERÍODO
AS AVALIAÇÕES, AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E A QUALIDADE DO ENSINO
Marquês - Manhã
São Paulo - Maio de 2013
Orientador: Profª Sueli Barbério
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 ENTREVISTAS 4
2.1 Entrevista com Diretor 4
2.2 Entrevista com Professora 6
3 CONCLUSÃO 9
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1 INTRODUÇÃO
SARESP
O Saresp é aplicado anualmente pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP) para avaliar o Ensino Básico na rede estadual desde 1996. Na edição de 2007, ele passou a utilizar a metodologia dos exames nacionais (SAEB e Prova Brasil), o que permitiu a comparação de resultados. Escolas particulares e da rede municipal também podem aderir ao exame.
Nos mês de novembro serão avaliadas todas as escolas estaduais na modalidade de ensino regular, mediante a aplicação de provas aos alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. Participarão cerca de 2,3 milhões de estudantes de mais de 8.800 escolas das redes estadual e municipal.
As disciplinas a serem avaliados são Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza (7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3º série do Ensino Médio). Haverá aplicação de prova de Redação para uma amostra de turmas dos 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio de cada rede de ensino.
Além da prova, eles preenchem um questionário com informações sobre suas características pessoais, socioeconômicas e culturais e situação escolar. Professores, coordenadores e diretores também são solicitados a fornecer dados relacionados ao processo de aprendizagem do aluno, à gestão da escola e à implantação de propostas pedagógicas.
Os resultados vêm em forma de relatórios detalhados para cada escola, com diagnósticos por alunos e por turmas.