As aplica es da biotecnologia
Através da manipulação genética, os cientistas podem criar culturas que produzem mais do que aquelas que não foram modificadas. Também é possível introduzir genes que aumentam o valor nutricional de determinada cultura. Mas ao mesmo tempo em que a engenharia genética e suas modificações trazem inúmeros benefícios, a sua prática não está livre de críticas. Alguns cientistas, agricultores e ativistas estão preocupados com onde tudo isso pode chegar e o que a modificação genética poderá produzir em longo prazo. Sempre que um processo envolve a manipulação de organismos vivos para um propósito em específico, surgem críticas. Alguns acreditam que qualquer tipo de manipulação genética é errado. Por outro lado, os cientistas que trabalham com a biotecnologia agrícola dizem que a modificação genética de organismos existe há muito tempo – só o que mudou é que agora somos mais precisos.
Por fim, é preciso pesar os potenciais benefícios da biotecnologia agrícola e também os seus riscos. Existem regras duras quando se trata de culturas geneticamente modificadas. É preciso confiar na ciência e manter ao mesmo tempo os olhos bem abertos. A biotecnologia agrícola pode nos ajudar a alimentar o mundo.
Desenvolvimento sustentável significa:
“Atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias demandas.”
Isso quer dizer: usar os recursos naturais com respeito ao próximo e ao meio ambiente. Preservar os bens naturais e à dignidade humana. É o desenvolvimento que não esgota os recursos, conciliando crescimento econômico e preservação da natureza.
A primeira etapa para conquistar o desenvolvimento sustentável é reconhecer que os recursos naturais são finitos.