PROTAGORAS DE ABDERA PRINCIPAIS TESES 151
1752 palavras
8 páginas
1PROTÁGORAS DE ABDERA
1. Dados Biográficos:
. Nasce, provavelmente, entre 491 e 481 a.C.
. Cidade mais provável: Abdera.
. Viajou por muitas cidades e alcançou muita notoriedade em vida, especialmente, pelos políticos da época.
2. A Obra:
. Dificuldade de determinar o que são efetivamente escritos de Protágoras e dos sofistas pelo desaparecimento dos tratados e dos discursos. Provavelmente por dois motivos principais: pela característica daqueles que teriam utilizado essas fontes e pelo destino das obras filosóficas que viriam em seguida.
Basicamente se atribui a Protágoras dois livros, sendo o primeiro composto por vários escritos: Antilogias e Sobre a Verdade.
Antilogias:
. Provavelmente constava de dois livros e tratava de quatro questões fundamentais: 1. Os deuses.
2. O Ser.
3. As leis e todos os problemas relativos a polis.
4. As “artes” (“técnicas”)
A Verdade – ou Discursos Demolidores ou As Mudanças (Kataballontes). É chamada ainda, mais tarde como o Grande Tratado (Mégas Logos).
2
. Obra capital de Protágoras, citada no Teeteto de Platão. A compreensão desse título implica na compreensão da importância crescente ao problema da Verdade no mundo grego. 3. Principais Teses:
A estrutura atribuída à exposição de Protágoras é importante porque pode determinar a intenção e o significado da própria exposição. Geralmente é atribuído um forte relativismo cético à doutrina protagoreana e omite-se todo caráter construtivo que poderia ser nela identificado. Tal interpretação seria decorrente de um mal posicionamento da tese do Homem-medida na compreensão das doutrinas desse sofista.
É possível identificar três grandes momentos: 1. As Antilogias; a descoberta da tese do
Homem-Medida; a elaboração do discurso forte. Nessa perspectiva, apenas o primeiro momento seria negativo, enquanto os dois últimos positivos.
3.1 As Antilogias e O duplo discurso (Dissoi logoi)
Diógenes Laércio, 9, 50 e segs.
“Em torno de cada coisa existem dois raciocínios que se