As 5 forças de Porter
NOSSA SENHORA APARECIDA – SEMAR
GRUPO UNIESP – SERTÃOZINHO
AS CINCO FORÇAS DE PORTER
(MARKETING ESTRATÉGICO)
Sertãozinho
2014
TRABALHO SOBRE AS CINCO FORÇAS DE PORTER
(MARKETING ESTRATÉGICO)
Trabalho
individual
apresentado
à
disciplina
Marketing Estratégico do curso de Administração de
Empresas, sob a orientação do Profº. Andrei
Litcanov.
Sertãozinho
2014
AS CINCO FORÇAS DE PORTER
Michael Porter em 1979 criou um modelo de análise mercadológica, muito conhecida como as “Cinco Forças de Porter” tendo como finalidade analisar a competição das empresas de vários setores da economia.
Entretanto, os principais objetivos das cinco forças são entender o ambiente competitivo dentre os quais uma das forças está dentro do próprio setor, sendo que as demais são externas e identificar ações e estratégias futuras para se obter vantagem no mercado, ou seja, servir os clientes de forma eficiente e obter lucros.
As cinco forças são:
Ameaça de novos entrantes
Poder de regatear / negociar dos compradores
Ameaça de produtos ou serviços substitutos
Poder de regatear / negociar dos fornecedores
A rivalidade entre as empresas existentes
Ameaça de novos entrantes: Muitas empresas entram no mercado com o desejo de conseguir uma parcela de um setor e frequentemente recursos substanciais. Caso haja barreiras de entradas que possam dificultar a sua inserção, fica mais difícil a sua fixação no mercado: a ameaça de entrada é pequena. Se o concorrente estabelecer-se pode haver perda de rentabilidade por parte de empresa.
Com a ajuda de barreiras ficará muito difícil para o concorrente "roubar" os melhores clientes, assim caso o concorrente se estabelecer no mercado, ele eventualmente vai ficar com os piores clientes, portanto pensando duas vezes antes de entrar no novo mercado.
Poder de negociar (barganha) dos compradores “clientes”: Os clientes exigem mais qualidade por um menor