Arvore Filogenética
1.1 INTRODUÇÃO
Uma árvore filogenética, conhecida também como Árvore da Vida, é uma representação gráfica, em forma de uma árvore, das relações evolutivas entre várias espécies ou outras entidades que possam ter um ancestral comum. Em uma árvore filogenética, cada nodo (ou nó) com descendentes representa o mais recente antepassado comum, e os comprimentos dos ramos podem representar estimativas do tempo evolutivo.
1.2 CLASSIFICAÇÃO FILOGENÉTICA
O mundo vivo é constituído por uma enorme variedade de organismos. Para estudar e compreender esta variedade foi necessário agrupar os organismos de acordo com as suas características comuns, ou seja, classificá-los. A sede de classificar os seres vivos é partilhada por cientistas e não cientistas. Uma característica inerente ao ser humano é a tendência de reunir em grupos os objetos ou seres que apresentam características semelhantes.
As árvores filogenéticas são confeccionadas a partir de uma matriz contendo os dados disponíveis (morfológicos, químicos ou genéticos) sobre os táxons estudados. Estes dados são comparados, e os táxons agrupados em clados ou ramos de acordo com as semelhanças e diferenças entre si. Atualmente, há vários softwares disponíveis para a realização destes cálculos.
Pode ser de vários tipos:
Cladograma, representa o padrão das relações entre os nodos da árvore; o tamanho dos ramos não representa necessariamente a distância entre os nodos. O termo normalmente é usado para indicar o mesmo que árvore filogenética.1
Filograma, o tamanho dos ramos representa o número de mudanças ocorridas entre os nodos;
Cronograma, a posição dos nodos está disposta num eixo que representa o tempo.
Ver também[editar | editar código-fonte]
Filogenia
Rede filogenética
Árvore genealógica
Referências
Ir para cima ↑ Reading trees: A quick review. Visitado em 2010-09-29.
Ligações externas[editar | editar código-fonte] http://www.mobot.org/MOBOT/research/APweb/ Site do Angiosperm