Arvore do conhecimento
1: Cor
2: pH
3: Turbidez
Turma
Grupo
Integrantes R.A.
1
1
Higor Antonio Kauffman 89331
Gabriela Uller 90787
João Victor 90785
Fernanda 90789
Sumário
1
1 Objetivo
Determinar o pH, a coloração, bem como a turbidez da água, referente a partículas sólidas em suspensão, de três amostras diferentes.
2 Fundamentação Teórica
A qualidade da água pode ser verificada através de indicadores físicos, químicos e biológicos. Entre os fatores físicos pode-se destacar a cor e a turbidez e entre os indicadores químicos o PH.Dado que a caracterização da qualidade da água são feitos a partir de técnicas e padrões apropriados.
A água pura não apresenta coloração, sendo a cor é proveniente da reflexão da luz em partículas suspensas ou dissolvidas na água denominadas colóides , que apresentam de forma geral dimensões menores que 10µm, são geralmente de origem orgânica, provenientes de ácidos húmicos e tanino, que decorrem da decomposição de vegetais ou são resultado das atividades antrópicas como compostos de Ferro e Manganês. A cor sofre interferência do PH sendo mais facilmente removidas em valores baixos de PH. Além disso, quando associada a turbidez fala-se em cor aparente, resultado de matéria orgânica em suspensão e dissolvidas, já a cor verdadeira é resultado da presença de substâncias dissolvidas ou coloidais. Portanto é possível remover a cor real de determinada água por coagulação- floculação, ou em casos extremos por oxidação, e a cor aparente pode ser removida por meio de filtração ou clarificação.
A cor de uma amostra pode ser obtida por comparação com uma escala arbitrária de cor, utilizando-se discos coloridos, sendo sua unidade definida ao se dissolver 1,0