DREs
ATIVIDADE DE APROFUNDAMENTO IV
DA DISCIPLINA “DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS BASICAS”
INTEGRAÇÃO DA DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO (DRE)
COM O BALANÇO PATRIMONIAL (BP)
SÃO PAULO
2014
Foram apresentados três demonstrações, sendo que:
1-) USIMINAS – empresa de capital social aberto, denominada Sociedade Anônima, visa lucro e crescimento no mercado – suas Receitas proveem principalmente das vendas de suas manufaturas.
2-) COB – é uma associação civil, sem fins lucrativos, voltada a prática desportiva – suas Receitas são principalmente dispêndios de Patrocinadores, Contribuições e Doações, sendo que o Governo também financia através de Leis de Incentivo;
3-) CORINTHIANS – é uma sociedade civil, sem fins econômicos, voltada a prática esportiva, suas Receitas são oriundas principalmente dos contratos com emissoras de TV, patrocínios e publicidade, arrecadação de bilheterias e programas de torcedores. Também por meio do Governo existe o repasse de valores, através de porcentagem arrecada em Loterias.
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS (OU FINANCEIRAS)
Júlio César Zanluca
Para fins de atendimento dos usuários da informação contábil, a entidade deverá apresentar suas demonstrações contábeis (também usualmente denominada "demonstrações financeiras") de acordo com as normas regulamentares dos órgãos normativos.
Segundo o IBRACON (NPC 27), "as demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data. O objetivo das demonstrações contábeis de uso geral é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de uma entidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões. As demonstrações contábeis também mostram os resultados do gerenciamento, pela Administração, dos recursos que lhe são