Arvore de falhas
A Análise de Riscos é um dos itens do Gerenciamento de Riscos, que consiste na aplicação de técnicas específicas para identificação dos Perigos em instalações, processos, produtos e serviços, com quantificação dos Riscos associados a esses Perigos e estabelecimento de medidas para controle/mitigação dos mesmos.
A seqüência para avaliação de riscos consiste em:
- Identificar perigos;
- Avaliar o risco associado aos perigos, quantificando a probabilidade e conseqüência/severidade das lesões/danos/perdas;
- Determinar se o risco é tolerável.
A seguir, apresentamos gráfico representativo da relação: Probabilidade x Consequências referente aos riscos:
PROBABILIDADE
CONSEQUÊNCIAS Conforme gráfico acima, elaborado dentro de critério estatístico para a maioria das ocorrências, os riscos de alta probabilidade tendem a conseqüências/severidade menores, e aqueles de conseqüências/severidade maiores são associados a probabilidade mais baixa.
6.1. Metodologia
Apresentamos, a seguir, diagrama para elaboração da Análise de Riscos:
6.1.1. Avaliação das Consequências
• Avaliação dos Efeitos Físicos A liberação acidental de substâncias tóxicas ou de elevada energia podem ocasionar lesões/danos/perdas, por efeitos físicos, como impulso e sobrepressão em caso de explosão, exposição a concentrações de gás tóxico em caso de liberação de substâncias tóxicas ou exposição a radiação térmica em incêndios. Assim, através da Modelagem, é estabelecida a representação matemática desses fenômenos físicos, para cálculo da magnitude do impacto causado pelos mesmos.
• Análise de Vulnerabilidade Posteriormente, efetua-se a Simulação, que é a análise do comportamento do fenômeno físico em relação aos parâmetros de entrada de dados como: quantidade do produto,