Artrose de quadril
Sob responsabilidade do Dr. Chrystyano CREFITTO N°
Prontuário:
DIAGNÓSTICO – Artrose de quadril.
QUADRO CLÍNICO – Muita dor nos joelhos, encurtamento também do membro inferior direito devido ao desgaste.
A paciente relata ter dor do quadril que irradia para os membros inferiores. Quando anda, muito tempo sentada em pé muita dor, tem que dosar o tempo para amenizar a dor. Sente melhora quando sai das sessões.
Primeiramente a pressão arterial da paciente é aferida.
Técnicas:
1ª Alongamento de Ísquio.
Objetivo – relaxar o músculo.
A paciente em decúbito dorsal, com as pernas pra cima a fisioterapeuta pega no calcâneo da paciente e vai levantando em direção ao corpo até o limite da paciente, de 3 de 15 segundos em cada perna.
2ª – Mobilização do quadril. Objetivo: melhorar a lubrificação
A terapeuta sentada ao lado da paciente, no tatame, de lado, movimenta com a mão no membro e no quadril puxa para trás, até o limite paciente.
Fazer de 2 a 3 minutos em cada membro.
3ª - Adução e Abdução: Objetivo – Alongamento.
Paciente em decúbito dorsal, com um membro inferior colocado reto sobre a bola pequena, após posicionar o paciente a fisioterapeuta o orienta para movimentar o membro de um lado para outro, faz essa sessão 3 de 15 segundos em cada membro. Obs.: neste exercício a paciente relatou que quando faz no membro direito, reflete uma sensação de dor no membro esquerdo. Após posicionar o paciente, o terapeuta pode assistir ativamente a amplitude de movimento (ADM).
4ª – Flexão e extenso.
Objetivo – alongar
Com uma bola no tamanho médio, paciente coloca os dois pés sobre a mesma, a terapeuta orienta para inspirar e expirar, quando expira faz a flexão do joelho e depois a extensão novamente. Fazer essa técnica de 2 a 3 minutos.
5ª - de quadril
Dissociação de quadril
3 de