estatistica
MODELOS CARACTERÍSTICOS DA TEORIA DA CONFIABILIDADE
INTRODUÇÃO
Todo processo educacional consiste numa atividade que envolve três elementos principais: aquele que ensina, aquele a quem se ensina, e aquilo que o primeiro ensina ao segundo – conteúdo.
É a utilização de estratégias diversificadas, uma das responsáveis em garantir a qualidade e a eficácia do processo de ensino. Assim, é de fundamental importância desenvolver técnicas e habilidades responsáveis em acompanhar as mudanças delineadas pelo contexto sócio-político-econômico, a fim de entender e conseguir suprir as demandas educacionais da atualidade.
Diante desse desafio é preciso que sejam feitos esforços para evitar a redução do conteúdo escolar à validação pura e simples do conhecimento do senso comum. É preciso ainda, fazer com que o saber escolar se construa a partir do conhecimento do aluno para que não haja conflito entre saber escolar e a realidade do mesmo. Quando se “parte do zero” para fundamentar e aumentar o próprio acervo do conhecimento. É impossível partir do zero e anular todos os conhecimentos habituais.
É necessário criar condições que determinam, quase que implicitamente, e que auxiliam a relação entre quem ensina com quem é ensinado no sentido de que cada uma das partes assumir o seu papel dentro desse contexto. Essa relação, que é o contrato didático, deve estabelecer as atribuições desses dois parceiros. Ao aluno cabe assumir a responsabilidade de resolver os problemas propostos, tomando-os como uma causa própria.
A fim de viabilizar todo esse processo educativo voltado para formação, acima de tudo de cidadãos, faz-se necessário estabelecer uma metodologia de ensino caracterizada por uma engenharia didática. Esta metodologia de ensino deve estar preocupada em romper os obstáculos epistemológicos criados e ainda garantir situações didáticas que levem a situações a-didáticas, caracterizando de maneira definitiva uma