sexo oral
O futebol pode fazer com que as articulações (principalmente joelho, quadril) possam sofrer um desgaste precoce, causando dor, limitação dos movimentos, derrame articular (inchaço) e, em alguns casos, a necessidade de tratamentos cirúrgicos. Geralmente observamos isto em jogadores que tiveram uma vida profissional competitiva, e os locais mais freqüentes de artrose são o quadril e o joelho – o quadril por ser a articulação onde o atleta faz os giros nos momentos dos chutes e o joelho por ser uma articulação muito susceptível a lesões que, se não tratadas adequadamente, levam a artrose. O joelho é considerado a articulação central do corpo e os meniscos (estruturas que já falamos aqui em outra coluna) são os amortecedores de impacto, daí esta articulação sofrer tanto.
A artrose é o desgaste da cartilagem articular, ou seja, uma camada lisa que recobre os ossos nas articulações e que tem a função de fazer com que o movimento se dê de forma harmoniosa e sem dores. Quando esta articulação começa a se desgastar ela vai formando fissuras, que nos casos mais avançados fazem com que o osso fique exposto, levando a dores, inchaços e dificuldade de mobilização da articulação (casos graves podem até fazer com que a articulação fique completamente rígida). Claro que este desgaste não ocorre de uma hora pra outra, ele vai aumentando com o tempo, sendo uma doença progressiva.
Mesmo nos dias de hoje, não existe um tratamento que faça com que a cartilagem desgastada volte a uma situação de normalidade. A maior parte dos tratamentos visa evitar a progressão da artrose, com medicamentos, diminuição de peso e fisioterapia, entre outros. Especificamente na região do joelho, devemos ter cuidado para tratar bem as lesões internas, como as