ARTICULA ES DO QUADRIL E SUAS PATOLOGIAS
ARTROSE DO QUADRIL
O que é? Comumente chamada de desgaste, a artrose do quadril acomete pacientes acima de 65 anos, decorrente de alterações da cartilagem que podem aparecer com a idade. Também ocorre em jovens que apresentaram doenças do quadril na infância. É uma das patologias mais comuns no consultório do especialista de quadril.
Quais os sintomas?
Dor em região inguinal (virilha) ou posterior com limitação progressiva do arco de movimento articular. Verifica-se alteração no padrão da marcha.
Como diagnosticar?
Na maioria das ocasiões o exame clínico e as radiografias convencionais são suficientes para se estabelecer o diagnóstico.
Como tratar?
Nas fases iniciais, o tratamento objetiva o alívio dos sintomas e mudanças nos hábitos de vida. São prescritas medicações analgésicas, sugerido controle do peso corporal e estimuladas atividades físicas para preservar a função remanescente da articulação. O uso de condroprotetores é opção promissora no controle evolutivo da doença. O procedimento cirúrgico mais freqüentemente realizado é a artroplastia total do quadril (prótese). Sua indicação é restrita a casos avançados, onde não se obteve bons resultados com o tratamento conservador
IMPACTO FEMURO ACETABULAR
O que é? Distúrbio onde ocorre a colisão anormal do segmento proximal do fêmur com o acetábulo. Pode ser classificado em duas categorias: CAM ou PINCER. Quando negligenciado seu diagnóstico pode evoluir com degeneração articular.
Quais os sintomas? Dor em região inguinal (virilha) desencadeada aos esforços ou atividades físicas.
Como diagnosticar? A história clínica e exame físico detalhado sugerem o diagnóstico, o qual é confirmado através de radiografias convencionais e ressonância nuclear magnética.
Como tratar?
O tratamento dessa enfermidade é cirúrgico, certamente levando-se em consideração a demanda funcional de cada paciente. Objetiva restauração da congruência articular e reparo de lesões