agressividade infantil
Micheli Silveira Matos
Prof. Mário Augusto Pool
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED 0540) – Trabalho de Graduação dd/mm/aa RESUMO
Entender o processo em que ocorre o desenvolvimento cognitivo infantil é de suma importância para sabermos lidar com situações como o comportamento agressivo. A agressividade por si só não pode ser considerada como um problema ou distúrbio de comportamento, pois é na infância que a agressividade vai se manifestar em suas várias etapas, no entanto, deve ser levado em conta a faixa etária da criança e entender que a mesma passa por diversos processos em que é natural que se manifeste atitudes agressivas, porém, essas atitudes devem estar dentro do que se é considerado normal para cada faixa etária. O comportamento agressivo na infância cumpre uma função adaptativa, sendo que a criança ainda imatura usa de atitudes agressivas para exteriorizar seus conflitos e frustações.
Palavras-chave: Agressividade, comportamento, infância.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo investigar como a agressividade infantil vem sendo compreendida no contexto familiar, escolar e social. Embasado na metodologia da pesquisa bibliográfica aborda as concepções da agressividade infantil dentro de um conceito teórico e na visão de alguns autores, salientam que a agressividade pode ser manifestada em diversas fases do desenvolvimento da criança podendo ser construtiva no ambiente educacional e no convívio familiar, desde que, trabalhado da forma correta.
Ser a agressivo é, muitas vezes, não aceitar aquilo que lhe esta sendo imposto, e neste intuito a criança reage de maneira contraria as regras sociais, levando a preocupação dos pais e demais envolvidos. É importante também que pais e professores vejam a agressividade como algo positivo no desenvolvimento da criança de forma que ela possa ser transformada e aproveitada nas mais variadas situações e na construção do conhecimento.
Minha