Agressividade Infantil
A agressividade infantil é considerada inata, pois faz parte da afetividade de todo e qualquer indivíduo. Desde pequenos aprendemos a conviver em sociedade; a família é o primeiro contato social onde a criança adquire ou não a noção de limites. Desde que a criança nasce, a mãe lhe transmite o jeito de ser da família, inclusive suas regras e limites.
Esse projeto permitirá ter uma visão mais ampla da realidade da criança, que é bombardeada por recursos tecnológicos que promovam comportamentos violentos, transladando esse comportamento para a sala de aula e o ambiente familiar, nos permitindo compreender de forma mais clara esta situação, e assim poder agir coerentemente com a criança, atuando em conjunto com a família e conduzindo-a para dentro da escola.
Será analisada a questão da responsabilidade da educação no âmbito escolar e familiar e como ambas podem ajudar no processo educacional da criança. Desta forma poderão ser observados quais os motivos que levam uma criança à não possuir regras e limites, e qual é a importância da família no ambiente escolar. Ainda será possível fazer uma análise da questão: como os pais tratam os limites de seus filhos, compreender porque nos dias de hoje, as crianças estão se tornando cada vez mais agressivas. Tendo em vista essa realidade, a pesquisa tem como tema: Agressividade na escola. Como os professores de 1ª a 4ª series estão “lidando” com esse problema.
DESENVOLVIMENTO
Segundo Silva (1997) a família tem deixado a cargo da escola a formação básica das crianças. Sendo assim estamos vivendo uma mudança histórica na qual a representação da idéia de infância estaria ganhando novos contornos.
A nova estrutura familiar vem sofrendo mudanças, o exercício da maternidade e da paternidade também vem sofrendo modificações ao longo da trajetória histórica sendo que, um dos maiores problemas enfrentados pela escola hoje é a não participação da família.
Sendo assim, uma das causas que contribui para falta de