Agressividade infantil. doc
[pic]
Curso : Psicologia
Trabalho : Agressividade Infantil.
Disciplina: Psicologia do desenvolvimento infantil
Alunas : Amanda Castanha, Bruna Barcelos, Cátia Campos, Célia Regina Leal Baptista, Cleusa, Lidia Benedet, Rejane Orige
Agressividade Infantil
A agressividade infantil é algo pouco discutido e ignorado, é uma característica do desenvolvimento da criança, é uma fase transitória e passageira, porém pode refletir fortes conseqüências no seu futuro, isso se não houver acompanhamento e atenção dos seus cuidadores.
Os pais, na maioria das vezes por desconhecerem as causas ou mesmo por negligenciarem a agressividade de seu filho contribuem para sua acentuação, com isso os reflexos na vida adulta atua como agressividade excessiva, violência, delinqüência e diversos outros comportamentos tidos como anti-sociais.
Nas primeiras fases do desenvolvimento infantil surge a manifestação da agressividade.
A Origem da Agressividade
A personalidade é formada a partir das vivências do individuo, e sua responsabilidade é organizar os sistemas internos e externos que constituem cada ser de forma individual e subjetiva.
(começar a frase só com o “DEVIDO AO EXCESSO) Acredito que devido ao excesso de estímulos externos como o consumismo; desigualdades sociais, que geram invejas negativas; conflitos familiares, dificuldades financeiras separando a mãe dos filhos, pais mais ausentes, falta de perspectiva do jovem quanto ao futuro profissional, paranóia geral, índole pessoal, muito individualismo; educação familiar e escolar falhas; excesso de (DIREITOS) diretos e poucos deveres gerando impunidade.
A educação recebida na família é de estrema importância, desde que dando mais exemplos do que falando. Os exemplos devem vir das autoridades também, e isso temos muito pouco há muito tempo e os modelos de identificação são mais negativos que positivos. Não vamos isentar a criança e o