Grupos
Larissa Árabe Machado
Sarah Almeida
1- A frase é falsa, pois, de acordo com o texto, na maioria das vezes as equipes criam sinergia negativa. O resultado é de que desempenho do grupo é menor do que se os funcionários trabalhassem individualmente, fenômeno chamado de estagnação social. Isso ocorre porque as pessoas tendem a pensar que o outro não está contribuindo e se esforçando como deveria e se aproveitando do trabalho alheio. Acontece também uma redução de esforços quando as pessoas acreditam que suas contribuições não podem ser medidas.
Para que uma equipe tenha desempenho positivo é necessário, junto ao trabalho, ter uma avaliação de desempenho individual.
2- De acordo com o texto, por mais que as pessoas tentam elas começam a atribuir papeis e rituais de diferenciação até mesmo em pequenos grupos. O status existe para posicionar e especificar papeis, criando uma hierarquia onde os colaboradores se sintam importantes e motivados. Por outro lado, é preciso ficar atento a forma de como o status é aplicado, pois quando há uma visão de desigualdade entres posições as pessoas ficam frustradas, desmotivadas e faz com que elas se sintam menos importantes.
3- Concordamos com a afirmativa, pois se o espírito de equipe faz parte da cultura da empresa e é apresentada para os funcionários desde o inicio, a chance de gerar uma sinergia positiva é bem maior, porque todos já estarão habituados e terão desenvolvido as habilidades essenciais para se trabalhar em equipe. Concordamos também que não é preciso exaltar o trabalho em equipe, pois acreditamos que quando há uma competição saudável onde o funcionário exige mais de si mesmo e do seu bom desempenho ,sua produtividade será maior trazendo benefícios para a empresa. Por outro lado existem profissionais que não possuem perfil para o trabalho em equipe, tem dificuldade de se relacionar e não possuem habilidade de se comunicar abertamente com os outros membros, visando sempre