Reumatismo
UNIBAN – MC
CURSO – FISIOTERAPIA – NOTURNO
fISIOTERAPIA EM REUMATOLOGIA
DISCIPLINA – FUNDAMENTOS DE FISIOTERAPIA
PROFª ROSANA PAZIM NALESSO
Área
A Fisioterapia reumatologia consiste basicamente no tratamento de patologias crônico-degenerativas, tais como: artrite reumatóide, artrose, osteoporose, osteoartrose entre outras.
A prevalência dessas patologias aumenta com a idade e como são crônicas, quanto antes e melhor for seu tratamento, menores as chances de desenvolverem-se, seqüelas que possam alterar a qualidade de vida do indivíduo.
Com a fisioterapia obtém-se orientações quanto:
- Realização das AVD’s sem agressão às articulações que podem gerar dor e dificuldade de movimento;
- Realização de atividades de lazer e vida pessoal, o mais próximo possível.
Diante de um paciente com doença crônico- degenerativa o objetivo da fisioterapia é minimizar dores e incapacidades geradas por tais patologias através da utilização de recursos eletroanalgésicos, da aplicação de técnicas de terapia manual e de atividades que estimulem a movimentação articular buscando assim prevenir a instalação de deformidades, bem como evitar a progressão de deformidades já instaladas, buscando sempre manter uma boa qualidade de vida.
Objetivos
As doenças reumatológicas crônicas, na maioria dos casos, geram algumas incapacidades; nestes casos, a fisioterapia tem como objetivo, retardar e/ou amenizar os déficits identificados.
É importante que o indivíduo procure o médico para que o diagnóstico e o tratamento dessas doenças sejam definidos o mais precocemente possível e assim, a fisioterapia, iniciada ainda no período agudo da doença, possibilite maiores chances da manutenção e/ou melhora dos sintomas e funções do organismo dos pacientes.
Os métodos fisioterapêuticos mais utilizados nas alterações reumatologias são: ultrassom; ondas curtas; crioterapia (gelo); laser e TENS que agem de forma analgésica, anti-