Reumatismo
Patologia é área de estudo a qual estuda alterações nas estruturas: funcionais das células, bioquímicas, tecidos e órgãos e visa a explicação dos mecanismos pelos quais surgem os sintomas e sinais da doença.
As patologias reumáticas são conhecidas como doenças que atingem o sistema musculo esquelético, tais como as articulações, ossos, cartilagem, músculos e estruturas Peri-articulares, e também são ditas doenças presentes em pessoas idosas.
Existem mais de 100 diferentes tipos de doenças que podem ser classificadas como reumáticas, que não acometem apenas a idosos como muitas das pessoas pensam, mas atingem também crianças e jovens.
Patologias
Artrite Reumatoide-AR é uma doença sistêmica crônica. Por ser sistêmica, significa que ela pode afetar diversas partes do organismo (embora atinja principalmente as articulações); por ser crônica, não se consegue obter a sua cura (e sim o seu controle). A causa dessa doença ainda é desconhecida, mas sabe-se que é autoimune, ou seja, os tecidos são atacados pelo próprio sistema imunológico do corpo.
Essa doença afeta entre 0,5% a 1% da população adulta, levando em conta que atinge em três vezes mais as mulheres. Em um estudo mostra que pessoas com índice de AR na família tem maior chance de desenvolve-la, por uma questão genética.
Os principais sintomas são: dor, inchaço, rigidez e inflamação nas membranas sinoviais e nas estruturas articulares. Com a progressão da doença, e se esta não for tratada adequadamente, os pacientes podem desenvolver incapacidade para a realização de suas atividades cotidianas. Dependendo do grau da doença, ela faz pausas durante esse ciclo fazendo com que as pessoas se sintam bem durante as remissões. Logo que a doença se torna ativa novamente os sintomas voltam. Quando ativa a pessoa pode sentir grande fadiga, perda de energia, falta de rigidez, e dores, além da rigidez muscular e articular prolongada.
Artrose- A artrose, que