bichos
Fases do projeto de rede:
1. Análise de metas e restrições de negócios.
Análise de metas, mudanças de redes, fusões, ampliações, escopo do projeto, análise de políticas e normas internas, cronograma e orçamento
Obs: dependendo do caso você terá: um projeto que esta começando do zero, um projeto de expansão ou uma documentação de uma rede pré-existente, dependendo do que for ser executado as partes abaixo poderão não constar de seus documentos. Mas independente da opção escolhidas todas deve ter OBRIGATÓRIAMENTE: um cronograma e custo.
É nesta fase que você vai trabalhar com o gerente de negócios da empresas ou até com o dono do negócio, deverá incluir a missão da empresa, objetivos, metas, etc.
2. Análise de metas e restrições técnicas:
Fácilidade de escalonamento, disponibildiade, desempenho, segurança, gerenciamento
Dicas: as informações sobre escalonamento (ou seja, a capacidade de crescimento da rede) você poderá obter observando a rede pré-existente via monitoração de tráfego, visitar o cliente e solicitar um período de monitoração de uma semana é o ideal, use o analizador de tráfego/protocolo para isto).
Você obviamente só poderá monitorar redes pré existentes em caso de expansão ou documentação, se a rede ainda não existe você deverá estimar estes falores!!
A disponibilidade esta relacionada com dois conceitos o MTBF e o MTTR. MTBF é Mean Time Between Failure ou tempo médio entre falhas. O MTTR é Mean Time To Repair ou tempo médio para reparação. As vezes o MTBF também é chamado de MTBSO ou Mean Time Between Service Outage ou tempo médio entre interrupções de serviço.
O desempenho deve levar em contar:a) Vazão é a capacidade de saída de pacotes (pode ser levada em consideração a rede toda ou apenas um segmento dela); b) Precisão é quanto do que foi emitido chegou de fato no seu destino! c) Retardo; d) tempo de resposta, etc.
Devem ser especificados riscos de segurança estimados