Artrologia
As articulações são as estruturas responsáveis por todos os movimentos do corpo humano. Caracterizam-se como zonas de união entre os vários segmentos presentes em nosso esqueleto, suas funções principais são: dar mobilidade e garantir a estabilidade dos ossos durante um movimento qualquer, por mais sutil ou brusco ele seja.
2. Explique a nomenclatura das articulações
A nomenclatura das articulações é a junção de dois ou mais ossos.
3. A classificação das art. pode ser feita em função do tipo de tecido interposto entre os ossos. Assim, defina cada tipo e comente sobre suas principais características morfológicas e funcionais.
Os tecidos são fibrosas, cartilaginosos e sinoviais:
Fibrosas: tecido conjuntivo fibroso fixos ou moveis rico em colágeno com pequena quantidade de tecido fibroso, como as que existem entre os ossos do crânio. De acordo com a as superfícies de contato são subdivididas em: Plana, Escamosa, Serreada.
Cartilaginosos: São as que apresentam cartilagem entre os ossos (semimóveis) :Sincondroses – Ossos que possuem uma fina camada de cartilagem hialina ligando dois ossos. Muitas se alteram durante o desenvolvimento e podem desaparecer conforme os ossos se ossificam. Assim podem ser temporárias (como algumas do crânio) ou permanentes como as do corpo do esterno.
Sínfises ou anfiartroses – existe uma fibrocartilagem espessa interposta; Sequência: osso-cartilagem-disco-cartilagem-osso. Exemplos: Disco intervertebral e sínfise púbica).
Sinoviais: possui grande amplitude de movimento sendo classificada com diartrose. Na articulação sinovial, as superfícies articulares dos ossos são protegidas por uma cartilagem fibrosa que confere resistência à superfície articular. As superfícies articulares estão revestidas por uma camada de cartilagem que forma como que uma bolsa onde se encontra a articulação. Os ligamentos, que também são feitos de tecido fibroso muito resistente, ajudam a manter a estabilidade da