Artistas Futuristas
Luigi Russolo
Luigi Russolo (1885 Portogruaro (Veneto) - 1947 Cerro di Lavenio) foi um pintor e compositor Italiano futurista e o autor da L'Arte dei Rumori (A arte do ruído) (1913) e Musica Futurista.
Acreditava que a vida contemporânea era demasiado ruidosa e que os ruidos deveriam ser utilizados para música.
Inventou e construiu instrumentos que chamou intonarumori (intonadores de barulho). Todos os exemplares originais dos intonarumori foram destruidos na II guerra mundial.
Trabalhou com o futurista Filippo Tommaso Marinetti.
Principal obra:
Luigi Russolo, "Dinamismo de um carro" (1913)
Em “Dinamismo de um carro”, um classic futurista, Luiri Russolo tenta representar a ideia o movimento pela aparente compressão de ondas sonoras em frente ao carro.
Giacomo Balla
Giacomo Balla nasceu no dia dezoito do mês de julho do ano de 1871, em Turim na Itália e foi um pintor maravilhoso futurista que conseguiu abrilhantar as pinturas da época com seu talento e dedicação. Faleceu no dia primeiro do mês de março do ano de 1958, com oitenta e seis anos de idade em Roma na Itália.
Perdeu seu pai muito cedo, pois tinha apenas nove anos de idade e com isso começou a trabalhar com impressão em uma loja. Depois de algum tempo foi estudar pintura e fez uma exposição local com suas primeiras obras. No ano de 1895, foi morar em Roma onde se casou e trabalhou como ilustrador e também caricaturista. No ano de 1899, mostrou seu grande trabalho na Bienal de Veneza e depois disso fez várias exposições por países lindíssimos que passaram a apreciar seu trabalho. Tem um grane acervo com pinturas fabulosas que estão em museus.
Principal obra:
Giacomo Balla, Dinamismo de Um Cão na Coleira (1912)
Uma senhora passeia com seu cãozinho. A impressão que dá é que a senhora tem quinze pés, uns transparentes, outros opacos. O cão tem oito rabos que se pode distinguir, enquanto as pernas estão perdidas num redemoinho de