Vanguarda Futurista
COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Projeto gráfico
FUTURISMO
Jean Ortiz
Paula Ehrhardt
Emersom Weanei
Rodrigo Scherma
São Borja, 28 de novembro de 2013
Movimento Futurista
Em 20 de fevereiro de 1909 surge o movimento literário e artístico intitulado de futurismo, o responsável pelo início desse movimento foi o poeta italiano Felippo Marinetti, com a publicação do Manifesto Futurista, Marinetti fez parte da primeira vanguarda futurista. O Manifesto Futurista foi publicado no jornal francês Le Fígaro, a obra rejeitava o moralismo e o passado. Apresentava um novo tipo de beleza, baseado na velocidade e na elevação da violência.
O primeiro manifesto futurista, publicado em 1909, tinha como slogan ‘’Liberdade para as palavras’’ e levava em consideração o design tipográfico da época, principalmente em jornais e propagandas. Passa ser abordada a diferenciação de arte e design e a propaganda passa a ser considerado uma forma de comunicação.
Uma das características forte do movimento era a idéia do novo, este chegou a defender a destruição de museus e de algumas cidades antigas. Considerava a guerra como uma forma de higienizar o mundo, ou seja, uma forma de tornar o mundo menos poluído de coisas antigas e velhas.
O futurismo desenvolveu-se em todas os tipos de artes, e serviu de influência para vários artistas que mais tarde criaram outros movimentos modernistas. Teve sua maior repercução na França e Itália, onde muitos artistas, inclusive Marenetti, identificaram-se com o fascismo1.
A pintura futurista recebeu influências do cubismo e do abstracionismo, porém para dar a idéia de dinamismo utilizava-se de cores vivas e contrastes e a sobreposição das imagens. O futurismo começou a perder força no final da Primeira Guerra mundial, mas seu espírito rumoroso e inquieto refletiu no dadaísmo, no concretismo, na tipografia moderna e no design gráfico pós-moderno.
Na literatura, as