Futurismo
O Futurismo foi um movimento artístico que surgiu na Itália no começo do século XX. Apesar de ter tido maior expressão italiana e russa, teve seguidores em outros países. Os futuristas exploravam todos os meios artísticos, incluindo pintura, escultura, poesia, teatro, música, arquitetura e até gastronomia. Marinetti foi o primeiro a fazer um Manifesto (em 1909), lançado a público primeiramente em Milão e publicado pelo jornal francês Le Figaro. Ele resumiu os princípios futuristas: o rompimento com o passado, amor à velocidade, tecnologia e violência. O carro, o avião e a cidade industrial eram símbolos futuristas, pois representavam o triunfo tecnológico do homem sobre a natureza. As obras recebiam forte influência das novas tecnologias que surgiram no final do século XIX e começo do século XX.
Caracteristicas do Futurismo
-A Dinamicidade
-Aspectos mecânicos
-O Uso de elementos geométricos
-Esquemas sucessivos de representação do objecto pictórico, como exposição fotográfica múltipla.
O Futurismo desenvolveu-se em todas as artes e influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas.
Principais artistas
Giacomo Balla, Umberto Boccioni, Anton Giulio Bragaglia, David Burliuk, Vladimir Burliuk, Mario Carli, Carlo Carrà, Ambrogio Casati, Primo Conti, Tullio Crali, Luigi De Giudici, Fortunato Depero, Gerardo Dottori,Filippo Tommaso Marinetti, Vladimir Mayakovsky, Angiolo Mazzoni, Aldo Palazzeschi, Giovanni Papini, Luigi Russolo, Antonio Sant’Elia.
Artes plásticas – As obras refletem o mesmo ritmo e espírito da sociedade industrial. A pintura futurista foi influenciada pelo cubismo e pelo abstracionismo, mas a utilização de cores vivas e contrastes e a sobreposição das imagens pretendia dar a ideia de dinamismo – deformação e desmaterialização por que passam os objetos e o espaço quando ocorre a ação. Para os futuristas, os objetos não se esgotam no contorno aparente e os seus aspectos interpenetram-se