Artistas de rua
Trabalho de Antropologia: Pesquisa de Campo
Curitiba, 2011
Universidade Federal do Paraná
Trabalho de Antropologia: Pesquisa de
Campo
Ana Luiza Zavascki Smania
Felipe Batista de Souza
Felipe Floury de Oliveira Malorgio
Gabriel Rodrigues dos Santos
Curitiba, 2011
Introdução
O tema abordado por esse trabalho é “Artistas de Rua”, no qual colocamos como alvo descobrir o cotidiano, as dificuldades e alegrias desse dia-a-dia que, a primeira vista, parece pouco promissor.
Suspeitavamos que o resultado do nosso projeto seria de que esses artistas seriam pessoas idealizadoras e com falta de objetivos. Além disso, surgiu uma grande curiosidade sobre as origens dessas pessoas, sua infância e juventude. Essa questão surgiu a partir do trabalho “Circuitos da Arte: a rua XV de Curitiba no fluxo artístico brasileiro”, no qual há várias entrevistas e, entre elas, uma com
Fernando Antonio Fontoura Bini, que afirmou “A minha história da pintura começa quando eu era muito pequenininho. (...)Eu tinha 7 anos de idade, mas eu pintava por brincadeira. Levar a sério, foi só mesmo na Escola de Música e Belas Artes”.
O local de pesquisa de campo foi a feira do Largo da Ordem
(aos domingos), onde foram entrevistados 3 artistas: um músico, um caricaturista e um homem que fazia arte com areia colorida. Além deles, houve contribuição de um amigo de um dos integrantes do grupo. Para recolher os dados necessários foram utilizadas a entrevista e a observação participante, em uma ida a campo em 05/06/2011.
Desenvolvimento
Em nossa ida a campo, fomos ao Largo da Ordem, na feira que ocorre aos domingos. Nos encontramos na feira as 9 horas do período da manhã, terminamos as entrevistas as 2 horas da tarde. Nesse meio tempo, procuramos artistas que se encaixavam com o perfil que queríamos entrevistar.
Encontramos o músico tocando e esperamos que terminasse sua apresentação, para então o entrevistar. É um homem de