Trabalho de Metodologia de Pesquisa
Vitor Rufino
Problemática de Pesquisa
Este trabalho irá traçar uma descrição e algumas reflexões sobre o tema “Artistas de Rua” no centro de Florianópolis. Confesso que o que foi descrito nesse trabalho em relação aos artistas observados e seu campo localizado no ambiente urbano foi fruto de uma observação nem tão meticulosa e intencional (não fui a rigor a campo, sendo que o campo em si surgiu aos meus olhos na medida em que me desloquei aos lugares em questão), porém com elementos chave, descrito através de palavras e conceitos-chave. Fiz uso de fotografias.
Creio que em minha observação do campo, pude perceber que algumas performances revelam alguns aspectos da interação social, enquanto as relações sociais, e enquanto representações, a partir de um fundo performático. Esta questão do espelho mágico é um modo de ressaltar a potência do subjuntivo. Dessa mudança de um indicativo para um subjuntivo.
Minha problemática: Partindo da análise de autores como Goffman e Bateson, como a análise das performances dos artistas de rua do Centro podem revelar facetas do cotidiano urbano de Florianópolis?
As performances presentes nos artistas de rua marcam uma passagem importante sobre processos de consolidação de padrões performáticos e artísticos, muitos dos quais esquecidos nos dias de hoje por excessivo controle e vinculo midiático. Por sua vez, estes existem em uma relação ambígua presente nas ruas das cidades entre os artistas de rua que agem de forma independente, e as agências aplicadas de pequenas e médias empresas, assim como a grandes corporações. Tal relação se mostra através dos locais escolhidos para performance artística: o centro comercial da cidade de Florianópolis, o mercado público e a praça Praça XV de Novembro.
Os artistas de rua são variados, são cantores , atores, artistas de cunho circense , cada um com um modo performático diferente de se apresentar, e todos com objetivo de expressar sua