artigos
Hoje tudo é tecnologia, seja ela a mais primitiva ou a mais avançada, o mundo parece não conseguir sobreviver sem ela.
Mas todo esse processo de inovação tem, assim como tudo que existi, dois lados contraditórios. Por um lado facilitam a vida do homem, trazendo lhe mais conforto e facilidades no dia a dia, mas esse mesmo processo tornou lhe dependente da situação, a ponto de não saber quem usa quem. Assustador pensar nisso, mas é real. Há todo um jogo de sedução diante de tanta novidade e o homem acaba caindo em sua própria teia.
Mas sobre as tecnologias da informação e comunicação que mais que um desejo é uma necessidade humana. E é pra suprir essa necessidade que o homem inova e renova constantemente aparelhos que lhe mantém em contato com alguém distante ou lhe permita informa-se do que esta acontecendo dentro e fora de suas fronteiras. As tecnologias crescem ao decorrer dos anos, contribuindo para o desenvolvimento humano. Porem estas mesmas tecnologias vem contribuindo para um distanciamento cada vez maior entre as pessoas, que estão criando seu mundinho frente a aparelhos tecnológicos, onde tudo acontece virtualmente, longe de qualquer contato físico. A internet é prova viva desse distanciamento entre as pessoas. Numa rede da NET é possível compartilhar de vários momentos, com as mais variadas pessoas, mas não se faz necessário conhecer nenhuma delas pessoalmente. A tecnologia move o homem, desde o seu modo de vestir, comer, falar até o seu modo de pensar e se comportar dentro da sociedade.
A facilidade trazida por tantos aparelhos esta levando as pessoas ao comodismo, tudo agora é possível de ser alcançado com um simples click num botão, alimentos, roupas, remédios, livros, entre outras coisas, chegam através de um telefonema ou de um pedido pela famosa e já citada NET. Mas o difícil é saber ate que ponto isso tudo faz bem ou faz mal para a humanidade.
inovações tecnologicas e papel do estado
O