biografia de nietzsche
FRIEDRICH WILHELM NIETZSCHE
(Nasceu em 15 de outubro de 1844, faleceu em 25 de agosto de 1900. Foi um filósofo crítico, cultural, poeta e compositor alemão do século XIX. Escreveu vários textos críticos sobre religião, moral, cultura contemporânea, filosofia e ciência , exibindo uma predileção, por metáfora ironia e aforismo).
As idéias-chave de Nietzsche induziam a apolínea dionisíaca, o (perspectivismo), a vontade de poder, e a “morte de Deus”,o Ubermensch (Além –homem) e eterno retorno. Sua filosofia central de “afirmação da vida”, que envolve questionamento de qualquer doutrina, que drene uma expansiva de energias, porém socialmente predominantes, essas idéias poderiam ser seu questionamento radical do valor e da objetividade da verdade, tem sido o foco de extenso comentário, e sua influência contínua a ser substancial, especialmente na tradição filosófica continental compreendendo existencialismo, pós-modernismo e pós-estruturalismo.
(Suas idéias de superação individual e transcendência, além da estrutura e contexto tiveram um impacto profundo sobre pensadores do final do século XX, e início do século XXI, que usaram estes conceitos como ponto de partida para o desenvolvimento de suas filosofias), mais recentemente, as reflexões de Nietzsche foram recebidas em várias abordagens filosóficas que se movem além do humanismo, por exemplo, o trans-humanismo.
Nietzsche começou sua carreira como filósofo clássico, um estudo da crítica textual grega e romana, antes de se voltar para a filosofia. Em 1869, aos vinte e quatro anos, ele foi nomeado para a cadeira de filosofia clássica na Universidade de Basiléia, a pessoa mais jovem a ter alcançado esta posição. Em 1889, com quarenta e quatro anos de idade, ele sofreu um colapso e uma perda completa de suas faculdades mentais. A composição foi posteriormente atribuída, a paralisia geral, atípica devido a sífilis terciária, mas este diagnóstico vem entrando em questão.
Nietzsche viveu seus últimos